ORDEM DO MÉRITO VETERINÁRIO

Carlos Wilson Gomes Lopes possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1972, Mestrado em Medicina Veterinária / Parasitologia Veterinária pela UFRRJ em 1976, oportunidade em que foi orientado pelo Dr. Wilhelm Martin Daniel Otto Neitz, Doutorado em Patologia pela Michigan State University (1980), quando foi orientado pelo Dr. Charles Keneth Whitehair, Pós Doutorado em 1986 pela University of Maryland System (EUA), sendo orientado pelo Dr. Jitender P. Dubey e por último, possui Livre Docência em Doenças Parasitárias (1997) pela UFRRJ.

Possui ampla experiência em Pesquisa, já tendo ocupado cargos importantes de consultoria e comissões em Brasília, no CNPq (MCT) – de 1990 a 1993, tendo participado como membro do Comitê Assessor da Área de Medicina Veterinária, Zootecnia e Aquicultura (COZV) e Representante da Área no CCCA/CNPq no ano de 1993 e na CAPES/MEC foi Representante da Área de Medicina Veterinária no período de 1997-1999.

Já orientou 49 estudantes de mestrado e doutorado e possui 193 artigos publicados em Revistas com QUALIS (CAPES). Foi Decano (Pró Reitor) de Pesquisa e Pós graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e é membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e fundador da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) e Editor da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (RBPV). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Editor da Revista Brasileira de Medicina Veterinária.


Professor Rômulo Cerqueira Leite possui uma vida dedicada a Medicina Veterinária e já formou muita gente, que está distribuida por todo o Brasil. Atuou e atua fortemente no Ministério da Agricultura e em várias Universidades, principalmente UFMG, UFRRJ e UnB. É importante consultor da área veterinária na CAPES, CNPq e FAPEMIG.

Memorial

Discurso